Início Biografia

Biografia

Sobre

REIMONT

Professor, bancário e teólogo, Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara nasceu em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, em 02/09/1961, e vive no Rio desde 1989.

Reimont é do Partido dos Trabalhadores e está em seu terceiro mandato de vereador. É uma das principais lideranças do partido no Rio de Janeiro, com atuação destacada contra o golpe, em defesa da Democracia, do Estado Social e do patrimônio nacional e na luta por um PT mais socialista, democrático e de massas.

Iniciou a vida política em Belo Horizonte/MG. Padre da Ordem de São Francisco, sempre esteve alinhado à Teologia da Libertação. Foi pároco da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca/ Rio, onde hoje mora.

A vivência cotidiana dos problemas da população mais empobrecida consolidou a sua vocação política. Ainda na igreja, participou da fundação de diversos projetos sociais e comunitários, como o Instituto de Prevenção à AIDS (IPRA) e o Grupo de Estudo e Formação de Educadores Populares (GEFEP). Deixou de exercer o sacerdócio em 2002, sendo casado e tendo uma filha.

Como vereador, trabalha em favor de questões que beneficiem as populações mais empobrecidas:

Defesa do Estado Democrático de Direito, Educação Pública, Cultura, Comércio Ambulante, Transporte Público, Moradia Popular Adequada e População em Situação de Rua.

É autor de mais de 30 leis municipais, entre elas, as Leis da População em Situação de Rua, do Fomento ao Samba Carioca, do Artista de Rua, do Comércio Ambulante, do Orçamento Criança e Adolescente e do Fim da Dupla Função dos Motoristas e Volta dos Cobradores.

Defende a participação da sociedade, na discussão e controle do Orçamento Municipal, sendo também o autor da lei que institui o orçamento participativo na cidade.

É presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal, membro da Comissão Permanente de Direitos Humanos e preside as seguintes Comissões Especiais: de Acompanhamento da Agenda 2030 (ODS), de População em Situação de Rua, de Habitação e Moradia Adequada, de Comércio Ambulante e de Políticas Públicas para a Juventude.

DEPOIMENTOS

Conhecemos há anos o trabalho de Reimont, militante do Movimento Fé e Política, especialmente junto à população carente, inserido na comunidade.

Leonardo Boff & Márcia Miranda

Teólogos

Reimont é um companheiro combativo da Cultura e de todas as lutas sociais.

Simone Lial

Cantora

Reimont, ao longo de sua vida pública, dedicou-se de forma permanente em projetos e ações em favor, especialmente, da massa de pessoas vítimas de exclusão.

Gaudêncio Frigotto

Professor da UERJ

Redes Sociais

22,575FãsCurtir
8,555SeguidoresSeguir
2,850SeguidoresSeguir
Cadê o bondinho?

Cadê o bonde da linha Paula Mattos?

Estive em Santa Teresa, no ato pela volta do bonde da linha Paula Mattos, fundamental para a mobilidade de moradores e visitantes do bairro

Telhado Verde do Vidigal vira lei

O espaço “Telhado orgânico medicinal e galeria viva”, da favela do Vidigal, agora é patrimônio cultural urbano de natureza imaterial da cidade do Rio de Janeiro

Feiras do Lido e de Bangu conquistam reconhecimento

A Câmara Municipal do Rio aprovou o Projeto de Lei 869/2014, de autoria do vereador Reimont, que reconhece a Feira de Artesanato de Bangu...

Uma história de ataque aos mais pobres

O primeiro grande despejo de pessoas, no Rio, aconteceu em 1808, com a vinda da família real portuguesa. Para abrigar os nobres, 10 mil...