Agenda do Rio na Comissão de Cultura

Na pauta da Comissão de Cultura, ganharam destaque: arquitetura histórica da cidade, imóveis desocupados, trabalho em grandes eventos, Carnaval de rua e PMC.

0
34

Com a participação da sociedade civil e dos vereadores Reimont e Tarcísio Motta, a reunião da Comissão Permanente de Cultura, no dia 05/09, tratou de pontos importantes para o setor – a preservação da arquitetura histórica da cidade, a destinação de imóveis desocupados, a segurança do trabalho nos grandes eventos, o Carnaval de rua e o Programa Municipal de Cultura.

A representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Dora Alcântara, chamou a atenção para o número crescente de áreas de abandono e deterioração de construções, inclusive do período colonial, como a histórica Rua da Carioca, hoje, um verdadeiro cemitério de lojas. Em 2012, o fundo de investimento Opportunity comprou 18 imóveis naquela rua e promoveu altos reajustes dos aluguéis, obrigando vários comerciantes a fecharem as portas. A arquitetura da Rua da Carioca é tombada pelo governo estadual e, por isso, o casario não pode ser demolido para servir à especulação imobiliária, mas, sem manutenção, pode desmoronar. Reimont, presidente da Comissão, lembrou outros espaços abandonados, como o Cine Guaraci, em Rocha Miranda. Para tratar do assunto, junto com o poder público, será marcado um debate, provavelmente em outubro.

Mobilizada por foliões e blocos, a Comissão também se comprometeu a contribuir para articular uma proposta coletiva de marco civil para o Carnaval de rua, que mobiliza um número crescente de fãs e trabalhadores. A Comissão irá encaminhar, como Projeto de Lei, a proposta a ser apresentada pela sociedade civil. O primeiro debate dos representantes de blocos e de associações de blocos está marcado para a próxima quinta-feira, 14/09, às 18:30, na Câmara Municipal.

O grupo definiu ainda as datas das duas próximas Audiências Públicas previstas para o Plenário da Câmara Municipal:
• Dia 21 de setembro, às 10 horas, será sobre “Segurança do Trabalho da Imprensa nos Grandes Eventos”;
• Dia 03 de outubro, às 10 horas, será sobre “Plano Municipal de Cultura e Orçamento da Cultura”.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.