Agenda do Rio na Comissão de Cultura

Na pauta da Comissão de Cultura, ganharam destaque: arquitetura histórica da cidade, imóveis desocupados, trabalho em grandes eventos, Carnaval de rua e PMC.

0
12

Com a participação da sociedade civil e dos vereadores Reimont e Tarcísio Motta, a reunião da Comissão Permanente de Cultura, no dia 05/09, tratou de pontos importantes para o setor – a preservação da arquitetura histórica da cidade, a destinação de imóveis desocupados, a segurança do trabalho nos grandes eventos, o Carnaval de rua e o Programa Municipal de Cultura.

A representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Dora Alcântara, chamou a atenção para o número crescente de áreas de abandono e deterioração de construções, inclusive do período colonial, como a histórica Rua da Carioca, hoje, um verdadeiro cemitério de lojas. Em 2012, o fundo de investimento Opportunity comprou 18 imóveis naquela rua e promoveu altos reajustes dos aluguéis, obrigando vários comerciantes a fecharem as portas. A arquitetura da Rua da Carioca é tombada pelo governo estadual e, por isso, o casario não pode ser demolido para servir à especulação imobiliária, mas, sem manutenção, pode desmoronar. Reimont, presidente da Comissão, lembrou outros espaços abandonados, como o Cine Guaraci, em Rocha Miranda. Para tratar do assunto, junto com o poder público, será marcado um debate, provavelmente em outubro.

Mobilizada por foliões e blocos, a Comissão também se comprometeu a contribuir para articular uma proposta coletiva de marco civil para o Carnaval de rua, que mobiliza um número crescente de fãs e trabalhadores. A Comissão irá encaminhar, como Projeto de Lei, a proposta a ser apresentada pela sociedade civil. O primeiro debate dos representantes de blocos e de associações de blocos está marcado para a próxima quinta-feira, 14/09, às 18:30, na Câmara Municipal.

O grupo definiu ainda as datas das duas próximas Audiências Públicas previstas para o Plenário da Câmara Municipal:
• Dia 21 de setembro, às 10 horas, será sobre “Segurança do Trabalho da Imprensa nos Grandes Eventos”;
• Dia 03 de outubro, às 10 horas, será sobre “Plano Municipal de Cultura e Orçamento da Cultura”.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui