Debate sobre Cultura movimenta Casa da Tia Ciata

Um debate sobre a Cultura na cidade reuniu o vereador Reimont e o deputado estadual Eliomar Coelho em uma roda de conversa com agentes culturais

0
25

Um debate sobre a Cultura na cidade e, particularmente, na Zona Oeste e na área conhecida como Pequena África – que engloba a região portuária e os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo –, reuniu o vereador Reimont e o deputado estadual Eliomar Coelho em uma roda de conversa com agentes culturais de vários pontos da cidade.

O encontro aconteceu no dia 28/09, na Casa da Tia Ciata, na Gamboa, ponto de referência para conhecer a História e a Cultura do Rio. Considerada uma das responsáveis pelo surgimento do samba carioca, Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, chegou ao Rio em 1876, fugindo da perseguição religiosa na Bahia. As festas em sua casa reuniam nomes como Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro de Almeida. Mãe de santo respeitada, cozinheira célebre e grande agitadora cultural, Tia Ciata ajudou a manter a sua grande família de 15 filhos vendendo quitutes nas ruas da cidade, sempre vestida de baiana. A Casa da Tia Ciata hoje é comandada por Gracy Mary Mareira, bisneta de Hilária e fundadora da Organização Remanescentes de Tia Ciata (ORTC).

Um dos pontos de pauta do encontro foi o Carnaval de Rua, que vive em constante ameaça. Reimont lembrou que a Comissão de Cultura da Câmara Municipal, presidida por ele, e representantes dos blocos já trabalham em uma proposta de Projeto de Lei, que organize e garanta essa que é a mais tradicional e maior festa popular e cultural da cidade, tanto por sua dimensão simbólica, como econômica e turística, com repercussão, inclusive, internacional.

A conversa com Reimont e Eliomar abriu um ciclo de rodas de conversa promovidas pelo agente cultural e sociólogo Flávio Aniceto, com o objetivo de refletir sobre leis e projetos que preservem e fomentem a Cultura tanto no estado como no município.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui