Debate sobre Cultura movimenta Casa da Tia Ciata

Um debate sobre a Cultura na cidade reuniu o vereador Reimont e o deputado estadual Eliomar Coelho em uma roda de conversa com agentes culturais

0
41

Um debate sobre a Cultura na cidade e, particularmente, na Zona Oeste e na área conhecida como Pequena África – que engloba a região portuária e os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo –, reuniu o vereador Reimont e o deputado estadual Eliomar Coelho em uma roda de conversa com agentes culturais de vários pontos da cidade.

O encontro aconteceu no dia 28/09, na Casa da Tia Ciata, na Gamboa, ponto de referência para conhecer a História e a Cultura do Rio. Considerada uma das responsáveis pelo surgimento do samba carioca, Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, chegou ao Rio em 1876, fugindo da perseguição religiosa na Bahia. As festas em sua casa reuniam nomes como Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro de Almeida. Mãe de santo respeitada, cozinheira célebre e grande agitadora cultural, Tia Ciata ajudou a manter a sua grande família de 15 filhos vendendo quitutes nas ruas da cidade, sempre vestida de baiana. A Casa da Tia Ciata hoje é comandada por Gracy Mary Mareira, bisneta de Hilária e fundadora da Organização Remanescentes de Tia Ciata (ORTC).

Um dos pontos de pauta do encontro foi o Carnaval de Rua, que vive em constante ameaça. Reimont lembrou que a Comissão de Cultura da Câmara Municipal, presidida por ele, e representantes dos blocos já trabalham em uma proposta de Projeto de Lei, que organize e garanta essa que é a mais tradicional e maior festa popular e cultural da cidade, tanto por sua dimensão simbólica, como econômica e turística, com repercussão, inclusive, internacional.

A conversa com Reimont e Eliomar abriu um ciclo de rodas de conversa promovidas pelo agente cultural e sociólogo Flávio Aniceto, com o objetivo de refletir sobre leis e projetos que preservem e fomentem a Cultura tanto no estado como no município.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.