O que seria do Rio sem a UFRJ?

0
166

Só acredita que as universidades são centros de orgias, festas e balbúrdia quem não conhece as universidades públicas brasileiras, quem não sabe o quanto produzem de conhecimento e soluções importantes para o país e para a sociedade.

A UFRJ, por exemplo, ela é fundamental para o Brasil, para o nosso estado e a nossa cidade. Sem a UFRJ, toda a sociedade ficaria muito mal – quem está na universidade, mas, principalmente, quem não está.

Importante centro de ensinopesquisa e desenvolvimento, funciona em 29 unidades, mantém sete museus, uma editora, centenas de laboratórios, 43 bibliotecas e nove unidades hospitalares.

No município, ficam centros mundialmente reconhecidos, como o Parque Tecnológico do Rio – um complexo de desenvolvimento de ciênciatecnologia e inovação – e o Observatório do Valongo.

Professores e Estudantes

55.787 estudantes de graduação

5.389 de mestrado acadêmico,

615 de mestrado profissional

5.538 de doutorado.

760 alunos do Colégio de Aplicação

3.735 professores, sendo 2.982 doutores, 78 pós-doutores, 575 mestres e 48 especialistas.

Mas, se você não é da universidade, também se beneficia?

Sim. Vamos falar de Saúde. Para exercer a missão de ensinar e pesquisar, a UFRJ mantem diversas unidades hospitalares, onde trabalham professores, médicos, residentes e alunos de graduação e pós-graduação, em atividades de treinamento em serviço e no desenvolvimento de milhares de pesquisas e trabalhos científicos.

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

É um desses centros de excelência. Por mês, recebe cerca de 30 mil pacientes para atendimentos e/ou exames, além de realizar quase 6 mil internações e 750 cirurgias. Atende a 34 especialidades e também Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia e Psicologia. Há programas especiais para quadros de saúde mais graves, como HIV/ AIDS, transplantes de órgãos, Hipertensão, tuberculoses resistentes e superresisentes.

Pediatria

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira é um hospital de referência para pacientes pediátricos de alta e média complexidade. Cerca de 60 cirurgias/mês, sendo 20% de alta complexidade, como as cirurgias neonatais, de retirada de tumores e de correção de más formações.  

Idosos

Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis, para pacientes com necessidades de reabilitação física e motora e/ou dos distúrbios de comunicação, há 25 anos mantém atividades especializadas, com o Programa de Assistência Integral à Pessoa Idosa.

Outras unidades de saúde da UFRJ

  • Escola de Enfermagem Anna Nery – (EEAN)
  • Instituto de Doenças do Tórax – (IDT)
  • Instituto de Ginecologia – (IG) 
  • Instituto de Neurologia Deolindo Couto – (INDC) 
  • Instituto de Psiquiatria – (IPUB)
  • Instituto do Coração Edson Abdala Saad – (ICES) 
  • Maternidade Escola – (ME)

Descobertas que ajudam você

As pesquisas da URFRJ ajudam na solução de vários problemas de Saúde da população. As descobertas mais recentes mostram algumas conquistas. Veja:

  • Novo vírus associado ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a chicungunha e a zika, cujo combate também é apoiado por pesquisas da UFRJ.
  • Avanço em tratamentos para a cura do Mal de Alzheimer
  • Melhorias no tratamento de doenças neurológicas e psiquiátricas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Parkinson e depressão.
  • Desenvolvimento de novo medicamento para a regeneração da medula.
  • Combate à toxoplasmose.
  • Desenvolvimento de vacinas.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.