Paulo Freire! Presente!

O mandato lembrou a data de aniversário do pedagogo pernambucano e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, 19/09, com homenagens e debates.

0
23

O mandato lembrou a data de aniversário do pedagogo pernambucano e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, 19/09, com homenagens e debates.

Na véspera, Reimont esteve em Campo Grande, participando do ato Educar na esperança, em tempos de desencanto, organizado pelo coletivo Segunda Política.

Já no dia 19, que também é Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, houve uma homenagem no Salão Nobre da Câmara, reunindo educadores como Sergio Maia, do coletivo Mobilização Social pela Educação, Ligia Aquino, do Conselho Municipal de Educação, Jane Paiva, da UERJ, Reuber Gerbassi Scofano, da UFRJ, Marcia Mara Ramos, do setor de Educação da coordenação nacional do MST, e Nathércia Lacerda, autora do livro “A casa e o mundo lá fora – Cartas de Paulo Freire para Nathercinha”.

Paulo Freire, que faria 96 anos, propôs ao país e ao mundo um novo olhar para a Educação. Em 1961, realizou as primeiras experiências de alfabetização popular, que levariam à construção do método Paulo Freire; seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana, em apenas 45 dias.

Impressionado com esses resultados, João Goulart decidiu adotar o método, formando educadores e implantando 20 mil núcleos pelo país. Não houve tempo; em 1964, meses depois de começar a implantação do projeto, o golpe civil-militar acabou com o programa.

Freire foi o brasileiro mais homenageado no exterior, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e da América e inúmeras homenagens, como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz, em 1986.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui