Solenidade denuncia crise nas orquestras do Rio

O mandato do vereador Reimont realizou evento em homenagem ao Dia Municipal da Dignidade do Músico.

0
39

A solenidade em homenagem ao Dia Municipal da Dignidade do Músico (09 de abril), realizada pelo mandato do vereador Reimont, no Plenário da Câmara Municipal, no dia 10 de abril, serviu para denunciar, publicamente, o desmonte das principais orquestras do Rio, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a Orquestra do Theatro Municipal, cujos profissionais estão há vários meses sem receber seus salários, e a Orquestra Jovem de Paquetá, cujo projeto foi encerrado este mês.

Ainda assim, os músicos mostraram a força da sua arte, iniciando o evento com uma vibrante apresentação no saguão da Casa e ainda com uma participação no Plenário. Nos discursos, eles exaltaram a importância da Música e da Cultura na formação da identidade de uma nação.

Reimont relembrou que o Dia da Dignidade do Músico, lei de sua autoria, nasceu de outra crise, ocorrida em 2011, quando exigências da direção da OSB levaram à demissão de 36 profissionais. Os músicos ganharam apoio internacional e de solistas consagrados. No dia 9 de abril, os integrantes da OSB Jovem, em demonstração de ética e respeito, recusaram-se a substituir os seus colegas profissionais. No dia 2 de setembro, a direção da OSB recuou e readmitiu os integrantes, pondo fim à crise.

Agora, os problemas voltaram, na forma de atrasos salariais e corte de verbas. Em apoio aos músicos, Reimont anunciou que apresentará um Projeto de Lei propondo o tombamento da OSB como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

A mesa do ato, presidida pelo vereador, foi composta pela vice-presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, Déborah Cheyne; pelo maestro Ricardo Tacuchian, compositor e membro da Academia Brasileira de Música; pela representante do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas da Ação Cultural do Estado do Rio de Janeiro, Jesuína Passaroto; pela coordenadora do Projeto Bem Me Quer Paquetá, Josiane Kevorkian; e pelo deputado estadual Eliomar Coelho.

 

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui