As pegadinhas da “Deforma” da Previdência

A reforma dos golpistas, que o Congresso votará em fevereiro do próximo ano, é um ataque pesado aos contribuintes mais pobres. Conheça alguns pontos.

0
55

A propaganda e a imprensa golpista anunciam que a mudança na Previdência será tudo de bom, vai salvar a classe trabalhadora e todos irão ganhar. Mentira, não acredite! Não é nada disso.

A reforma dos golpistas, que o Congresso votará em fevereiro do próximo ano, é um ataque pesado aos contribuintes mais pobres. É cheia de “pegadinhas”, como bem mostrou uma reportagem do jornal O Dia, na última sexta-feira, 15/12.

Repare nisso:

para receber 100% da aposentadoria, a pessoa terá que contribuir por 40 anos seguidos.

quem se aposentar com o tempo mínimo de contribuição, que é e continuará a ser de 15 anos, receberá só 60%; pelas regras atuais, recebe 85%.

na reforma dos golpistas, a idade mínima para aposentadoria será aos 62 anos de idade, para as mulheres, e 65 aos homens.

a idade mínima vai aumentar em um ano, sempre que a expectativa de vida dos brasileiros, que é medida pelo IBGE, crescer um ano cheio. Em geral, isso acontece a cada cinco anos, mas pode ser mais rápido. Só pra você ter uma ideia, a nossa expectativa de vida aumentou em mais de 12 anos, entre 1980 e 2013!

a reforma, que mais parece deforma, não vai valer para algumas categorias “especiais” de privilegiados – como os altos servidores do Legislativo e do Judiciário e os militares.

O (des)governo golpista diz que a mudança vai economizar 480 bilhões de reais, em dez anos. Ganharia mais, se cobrasse dos grandes sonegadores, que devem mais de 1 trilhão de reais à Previdência. Ganharia mais, se desistisse de conceder uma renúncia fiscal para as empresas petrolíferas que chegará a 40 bilhões, por  ano, se aprovada no Congresso. Mas prefere tirar dos trabalhadores e trabalhadoras.

Contra isso, só a união, a luta e a resistência terão força. Greve não é tumulto ou vandalismo, greve é direito!

*charge de Mariano, para o Sindicato dos Bancários de Brasília

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.