A violência armada no Rio de Janeiro fez uma nova vítima no último dia 12/11, a menina Ketellen Umbelino de Oliveira Gomes, de 5 anos, atingida por uma bala perdida quando ia para a escola acompanhada da mãe, em Realengo. Ketellen foi a sexta criança morta por bala perdida no estado do Rio, neste ano – as outras foram Jenifer Gomes, de 11 anos, em Triagem; Kauan Peixoto, 12, na Chatuba, Baixada Fluminense; Kauã Victor Rozário, 11, na Vila Aliança; Kauê Ribeiro dos Santos, 12, no Complexo do Alemão, e Ágatha Félix , 8, também no Complexo do Alemão. Outras dez crianças foram feridas e sobreviveram.
N última semana, em uma Audiência Pública sobre segurança nas escolas, a Câmara dos Vereadores debateu com a população vários aspectos dos impactos da violência e da falta de segurança pública na educação. Nossos desafios não são poucos – em 2019, os confrontos já impuseram às escolas da Cidade de Deus 67 dias sem aulas, de um total obrigatório de 200 dias letivos.
Ketellen é a sexta criança vítima de confrontos neste ano, no Rio. Quantas mais perderemos? Até quando? Não podemos tolerar que crianças sejam mortas a caminho da escola, não podemos aceitar uma política de segurança pública que assola a vida da nossa população mais vulnerável. Basta de violência! As vidas de nossas crianças importam!