Samba é de lei

Esta semana comemoramos uma importante conquista para a Cultura e a História – a aprovação do nosso projeto de Fomento e Salvaguarda do Samba Carioca

0
133

Esta semana comemoramos uma importante conquista para a Cultura e a História do Rio de Janeiro – a aprovação, quase por unanimidade, do nosso projeto de Programa Municipal de Fomento e Salvaguarda do Samba Carioca. Agora, falta só a sanção do prefeito, para virar Lei.

Nascido, criado e fortalecido nas favelas e guetos, o samba carioca expressa as nossas raízes negras, africanas. Enfrentou preconceito, perseguições, violência, censura, mas sempre resistiu. E, democraticamente, conquistou o Rio. Hoje, é a principal expressão musical e cultural da cidade, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

O samba é, também, fonte de trabalho e de renda para milhares e milhares de pessoas. De músicos a técnicos de som e de luz, de cantores a ambulantes, de compositores a catadores de lata, de arranjadores a comerciantes e garçons, o samba movimenta uma imensa rede da nossa economia formal e informal.

O samba continua, ainda, como uma expressão de resistência à intolerância, ao preconceito e ao ódio. Nesse momento, em que cresce uma onda de ataques a pessoas e religiões de matrizes africanas, o samba é uma das principais vozes em defesa da paz, do respeito às diferenças, do entendimento.

Por isso, consideramos que a aprovação do nosso projeto tem um significado tão especial.

Esperamos, agora, que a Câmara Municipal coloque em votação final, rapidamente, outros três projetos igualmente de extrema importância – o PL do Fim da Dupla Função dos Motoristas de Ônibus, a modernização da Legislação sobre o Comércio Ambulante e o Projeto de Política Pública para a População em Situação de Rua.

Conto com o apoio de todas e de todos nessa luta, para a construção de uma cidade para todas e todos, sem qualquer discriminação.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.