Vitória do Samba: Lei Gamarra, Presente!

Por 32 votos a 0, o veto do prefeito ao projeto de lei que institui o Programa de Incentivo, Salvaguarda e Fomento ao Samba Carioca foi DERRUBADO. Vamos comemorar e sambar!

0
78

Viva o samba!

Amigas e amigos, é hora de comemorar a confirmação da Lei de Incentivo, Salvaguarda e Fomento ao Samba Carioca. Foi um processo suado, que precisou vencer as muitas barreiras levantadas pelo poder Executivo. Mas foi um processo vitorioso, graças à firme mobilização do povo do samba.

Depois de aprovado pela grande maioria dos vereadores (apenas um voto contra), o projeto da lei foi enviado para a sanção do prefeito. Mas, surpreendentemente, Crivella decidiu barrar a lei, virando as costas, mais uma vez, para uma das mais reconhecidas manifestações culturais da cidade, o samba, que tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil e atrai atenções e interesse de todo o mundo.

Desprezado pelo prefeito, o projeto voltou à Câmara Municipal. E, no último dia 09/10, por 32 votos a 0, o veto do prefeito foi DERRUBADO.

Em breve, entrará em vigor, como primeira lei municipal de reconhecimento ao samba. Por decisão de todos aqueles que participaram da sua construção, ela será batizada de Lei Gamarra, em homenagem ao jovem cavaquinista Pablo Amaral, do grupo Galocantô. Mais conhecido como Gamarra, ele morreu poucos dias antes, em 06/10, aos 37 anos, de enfarto fulminante, durante uma partida de futebol em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

O nosso desejo é que esta lei perpetue a memória de Pablo e garanta a soberania do samba carioca, como ele sempre defendeu. Que ela siga a trilha que Pablo Amaral (Gamarra) ajudou a construir, somando-se a tantos e tantas sambistas que vem escrevendo essa história.

 

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui