Vitória para a População de Rua

A Câmara do Rio derrubou o veto do prefeito ao Projeto de Lei, de minha autoria, que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua.

0
45
População de rua

A Câmara do Rio derrubou o veto do prefeito ao Projeto de Lei, de minha autoria, que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua. É realmente uma grande vitória, pois o projeto vai assegurar os direitos sociais das pessoas que, por diferentes motivos, moram nos espaços públicos da cidade, criando condições para promover a autonomia, a integração e a participação efetiva desse segmento na sociedade.

Por triste coincidência, no mesmo dia em que o veto foi derrubado, 25/04, morria em Salvador (BA), Maria Lucia Pereira, principal liderança do Movimento Nacional da População de Rua. Há dois anos, em reunião na Organização das Nações Unidas, ela traduziu a luta de quem vive nas ruas – “Se vocês tivessem me encontrado há 16 anos, não dariam nada pela minha vida. Hoje, eu estou aqui, na ONU, para falar sobre os direitos da população em situação de rua (…) Queremos oportunidades e, não, assistencialismo.”

Ela nos ensinou que, acima de tudo, é preciso e é possível assumir o protagonismo da própria história, mas que não basta avançar sozinho, que não é possível ser feliz enquanto milhares de irmãs e irmãos passam fome, dormem ao relento e são vítimas de incontáveis violências.

No final de 2017, estivemos juntos e ela destacou que apenas o legislativo do Rio tem uma Comissão Especial para discutir e propor políticas públicas para a população em situação de rua e que isso tem um valor imenso na luta.

Por isso, é até um dever homenagearmos essa querida companheira batizando o projeto de Lei Maria Lucia Pereira, que nos deixou aos 50 anos de idade, 16 dos quais vividos nas ruas da capital baiana. MARIA LUCIA, PRESENTE!

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.