Educação e Democracia em debate

Por iniciativa do vereador Reimont, aconteceu na Câmara Municipal um debate público marcado por homenagem ao professor Paulo Freire e por críticas à militarização das escolas e ao projeto Escola sem Partido

0
14

A Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Cátedra realizou um debate público com o tema “Educação e Democracia”, na sexta-feira (03), por iniciativa do vereador Reimont. O encontro foi marcado pela homenagem ao professor Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e por críticas à militarização das escolas e ao projeto Escola sem Partido.

O ator Richard Riguetti iniciou o debate apresentando um ato poético denominado “Paulo Freire, o andarilho da utopia”. “O Brasil é um país tão extenso e diverso que precisa ser apresentado a si mesmo o tempo inteiro”, destacou o artista.

A mesa de debate foi constituída pelo professor do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto; pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fernando Penna, um dos criadores do coletivo “Professores Contra o Escola Sem Partido”; a professora do município do Rio de Janeiro e Coordenadora do Setorial de Educação do PT, Fátima Lima; pela professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e presidente do Conselho Estadual de Educação, Malvina Tuttman e pela jornalista do Canal Futura, Luciana Barreto, âncora da campanha Dia da Educação.

O vereador Reimont, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Cátedra, criticou a redução de recursos de 30% para todas as universidades e institutos federais de educação. “O corte é alarmante. Esse debate público foi para discutir a educação de qualidade, a liberdade de cátedra e a possibilidade de termos uma escola que seja verdadeiramente emancipadora. Esse debate é um espaço de denúncia contra um projeto de governo que busca destruir a educação brasileira para acabar com a capacidade de crítica da população”.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.