A Lei do Artista de Rua inspira o país

Os artistas de rua de Teresina, no Piauí, já não precisam pedir autorização prévia à Prefeitura para se apresentar nos logradouros públicos. Isso porque foi sancionada, no último dia 12/09, a Lei do Artista de Rua daquela cidade

0
79

Os artistas de rua de Teresina, no Piauí, já não precisam pedir autorização prévia à Prefeitura para se apresentar nos logradouros públicos. Isso porque foi sancionada, no último dia 12/09, a Lei do Artista de Rua daquela cidade, um projeto dos vereadores Enzo Samuel (PC do B) e Valdemir Virgino (PRP), inspirado na nossa Lei 5.429, em vigor desde 2012.

Primeira norma legal da Arte Pública no Brasil, a Lei do vereador tem sido replicada em várias cidades do país. “A notícia de que mais uma cidade brasileira adotou o nosso projeto é uma grande alegria”, diz Reimont. “As ruas unem, democraticamente, o palco e a plateia, ampliando o acesso à Cultura”. 

A proposta foi levada aos vereadores de Teresina pelo artista Jimmy Charles, que passou uma temporada no Rio, para um curso da Escola Livre de Palhaço (ESLIPA), fundada pelo ator e palhaço Richard Righetti, um importante divulgador da nossa Lei 5.429. Para Jimmy, quem mais se beneficiará com a nova norma “é a cidade de Teresina, porque a arte pode realizar uma grande transformação social e humana”.

Reimont concorda – “A Arte Pública é uma poderosa maneira de humanizar e dar até mais segurança aos espaços urbanos; deveria receber apoio e incentivo de todas as Prefeituras, como acontece em várias cidades do mundo”.

Comentários

comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor entre digite seu nome aqui